Cerimonial fúnebre, um serviço inovador


Cerimonial Fúnebre
A preocupação com o morto foi um dos primeiros sinais de civilização.  Esse comportamento surgiu há cerca de 40.000 anos na história da humanidade, durante a grande era do gelo. Nesse mesmo período histórico, os ancestrais do homem moderno começaram a se organizar em famílias, cultivar arte, proibir o ato de incesto e dar início a práticas de cultos religiosos. Na antiguidade, os povos gregos e egípcios tinham um cuidado excêntrico com os mortos. São bem conhecidos historicamente os rituais no Egito. Os faraós ordenavam a construção de pirâmides, para supervisionarem seus sepultamentos nos sarcófagos. Na sua crença, eram sepultados com roupas, jóias, móveis, carros, alimentos, animais domésticos, escravos e em alguns casos com sacerdotes  e médicos. A cerimônia do funeral durava até 3 meses.
Atualmente, um nicho de mercado aqui no Brasil foi descoberto e o profissional de cerimonial passou a atuar em grande estilo nos funerais. Como qualquer outro evento, o cerimonial fúnebre necessita de planejamento e organização. É nessa ocasião bastante delicada que o cerimonialista e sua equipe atuam de forma distinta, resolvendo todas as questões práticas que envolvem o momento. A assessoria fica encarregada de todos os procedimentos de um cerimonial, como: honras, recepção de parentes, amigos e convidados, acompanhamento da família, organização dos espaços próximos aos caixões e leituras de mensagens. Hoje, como toda empresa, os especialistas de velórios oferecem os mais diversos serviços, cuidando de todas as burocracias, papeladas, encomendas de caixões, flores, decorações, contatos com amigos, autoridades, entre outros. A postura cuidadosa do cerimonialista fúnebre fará todo o diferencial no momento, os mais experientes dedicam uma atenção especial para a família, atendendo necessidades como: alimentação, água, analgésica e outros detalhes bastante sutis.
Produções de festas em funerais no Brasil, já deixaram de serem coisas de americano e incomum, um enterro luxuoso em São Paulo pode custar até 50.000,00 reais. Pacotes incluem homenagens apoteóticas, festas temáticas com direito a efeitos especiais, fumaça de gelo seco ou chuvas de pétalas de rosas caindo de um helicóptero. Na parte de estética, a produção dos falecidos com maquiagens e roupas, também são inclusos nas ofertas. Os cemitérios já se estruturaram com grandes salões para recepções, com serviços de buffet, hostess, garçons, foto, filmagem, som e mestre de cerimônia.
Como cerimonialistas, entendemos que esse serviço chega ao mercado brasileiro com uma forte influência americana, porém direcionada ao público classe A, onde pessoas não medirão recursos para homenagear, no último adeus o seu ente querido. Existem produções para todos os tipos de gostos e bolsos.
Yara Silva
Cerimonialista

Nenhum comentário:

Postar um comentário