Estive pensando hoje, como o mundo sem entendimento está comemorando a páscoa, você sabe o verdadeiro significado? A páscoa para os judeus é a passagem pelo Egito, simboliza a saída dos israelitas do Egito liderada por Moisés até a terra prometida. E no tempo de Jesus os judeus precisavam ir à Jerusalém para essa festa e ela tem todo um cerimonial a ser seguido. As comemorações das festividades judaicas devem ser observadas e consideradas em dois planos diferentes. Existem as comemorações das solenidades sagradas, e as comemorações consideradas apenas grandes festas. As mais importantes celebrações e comemorações sagradas estão: O Shabat (a guarda do sábado), a Pêssach (Páscoa), e ainda o Shavuót ( Festa das Primícias). Tem o outro significado das festividades que são consideradas apenas grandes festas, e refere-se aquelas festa que não constam nos acontecimentos históricos de Israel. Contudo, mesmo não constando nos acontecimentos, essas solenidades fazem parte do calendário festivo judaico, por isso, são reconhecidas e denominadas como:” Dias de Reverencia” ( Iamim Noraim). Estas solenidades, são naturalmente comemoradas dentro e fora de Israel até os dias de hoje, celebradas como: Rosh Hashaná ( ano novo judaico), e Yom Kipúr ( dia do perdão).As três primeiras festas citadas, chamadas de festas da peregrinação, podem ser também denominadas, no nosso idioma, de Festa da Páscoa, Festa de Pentecostes e Festa dos Tabernáculos, respectivamente. o Pêssach (Páscoa) é celebrado em casa, como uma refeição ritual e familiar, rica em simbologia e significados.
Nos dias de hoje, os judeus guardam esta celebração pascal, porém sem o sacrifício do cordeiro, tradição que era mantida durante as festividades judaicas no templo em Jerusalém até quando o mesmo foi destruído pelos romanos em 70 dC.
Mas e a nossa páscoa?... Após toda peregrinação do povo de Israel e após a libertação do cativeiro que o era o Egito, Deus prometeu um libertador, um plano de salvação para o seu povo. Jesus é o plano de Deus! Revelado aos homens, o mistério que era oculto. Ele veio como o cordeiro pascoal, sem mácula, sem pecado, perfeito pra resgatar não somente o povo de Israel, mas todo aquele que Nele crê. Hoje o cativeiro representa circunstâncias, opressões, dificuldades, perseguições, solidão, medo ou outra coisa que possa rouba sua alegria e paz. Jesus é o nosso libertador!
Ele é o significado da verdadeira páscoa. Quando cremos Nele, saímos da condição de prisioneiros das emoções, pecados e sentimentos do mundo, para uma vida de alegria e paz em Cristo! Ele se ofereceu em nosso lugar, foi moído e transpassado numa cruz, para que hoje eu e você tivéssemos vida em abundância, “o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele e pelas suas pisaduras fomos sarados!” Há cura! para qualquer mal que esteja te afligindo, seja qual for o tipo. Jesus se apresentou em nosso lugar, deu a sua carne pra ser moída e o seu sangue por todos nós. Não podemos esquecer desse tão grandioso sacrifício. A páscoa que o mundo oferece, não tem nada haver com o sacrifício de Jesus! Não são os ovinhos de chocolates (huum deliciosos! ) ou o peixe, é muito mais! Precisamos entender a origem e o verdadeiro significado da festa. Jesus morreu pela humanidade e o comércio está faturando, as pessoas estão indo à praia, shopping, cinema, nada contra isso! Mas precisamos ter um sentimento de gratidão por esse ato de tão grande amor de Jesus por todos nós e lembrarmos que Ele foi àquela cruz por mim e por você!
Uma feliz páscoa em Cristo! Um beijo no coração.
Fontes de pesquisa: Bíblia e internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário