Maria Íris Teixeira de Freitas, reconhecida cerimonialista mineira, será homenageada no sábado, 18 de agosto, quando uma praça de Belo Horizonte será batizada com seu nome. Falecida há três anos, Maria Íris deixou um legado que marcou toda uma geração de cerimonialistas. Especialista em recepções e etiquetas, Maria Íris se destacou na arte da hospitalidade. A praça Maria Íris fica localizada no bairro Caiçara, na capital mineira, e foi por meio de iniciativa do CNCP BRASIL – Comitê Nacional de Cerimonial e Protocolo que a cerimonialista será homenageada através deste reconhecimento.
Na década de 1990, Maria Íris trabalhou no Cerimonial do Palácio do Governo do Estado de Minas Gerais. Foi também professora, preparando muitos talentos que alcançaram a consagração nacional e internacional. Maria Íris também fez carreira como palestrante e escritora. Ela é autora de “Cerimonial & Etiqueta - Ritual das Recepções”, publicação considerada obra prima no meio.
Foi ainda Superintendente de Formação Profissional do SENAC nas áreas de Hotelaria e Turismo, sendo responsável pela formação de centenas de garçons em Minas Gerais e uma das criadoras da Associação dos Garçons, onde ganhou o registro número 1.
Seu trabalho e talento transformaram-na em membro titular da cadeira nº 10, da Academia Brasileira de Cerimonial e Protocolo. Foi vice-Presidente, Diretora Financeira e Diretora Regional do Estado de Minas Gerais do CNCP BRASIL e, por todos os seus méritos, foi agraciada com importantes honrarias.
Maria Íris Teixeira de Freitas, nasceu em Belo Horizonte em 29/03/1938, casou-se o médico Mauro Freitas com quem teve quatro filhos: Márcia, Marcos, Júnia e Gustavo. Faleceu em 14/05/2009 e está sepultada no Cemitério do Bonfim, em Belo Horizonte.
Fonte: CNCP
Nenhum comentário:
Postar um comentário