domingo, 27 de janeiro de 2013

Professor Marcelo Pinheiro apresenta as tendências do setor de eventos para 2013. Papa e Copa da Confederações são alguns dos destaques da matéria.

“dois mil e treze” já iniciaria com letras minúsculas! Afinal, entraria em vigor, obrigatoriamente, o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, em 1º de janeiro - grafado dessa maneira quando tratar-se do primeiro dia do mês - do ano novo, não fosse o Decreto Presidencial nº 7.875, de 27 de dezembro de 2012 que prorrogou para 2016 a obrigatoriedade do uso.Entretanto, um dia solene para se grafar com letras maiúsculas, como recomenda o Acordo, em se tratando de nomes de eventos, pelas Solenidades de Posse e Transmissão de Cargos de 5.540 prefeitos, somadas as Posses de 57.234 vereadores, que acontecem em todo o País, simultaneamente, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Aliás, 2013 enfrenta a máxima de que “política, futebol e religião não se discutem”. Superadas as investiduras municipais, o Brasil se prepara para sediar a Copa das Confederações da FIFA, de 15 a 30 de junho, mobilizando o Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza, Brasília e Salvador. 
E por falar em Rio de aneiro, um mês depois, de 23 a 28 de julho, a Praia de Copacabana recebe jovens católicos de todo o mundo para a Jornada Mundial da Juventude, que traz Bento XVI ao Brasil. Uma ótima ideia, coincidentemente ou não, para marcar o Ano “Alemanha + Brasil 2013-2014”, regado pela melhor cerveja produzida por lá, e que até Sua Santidade reverencia – com a devida moderação – transpondo a apreciação da nossa paixão nacional mais para o sacro do que para o seu antônimo. Futebol...Cerveja...Rio de Janeiro... e 2013 pede um som pra embalar essas inspirações. 

Tem o tom da bossa nova, para marcar o centenário de nascimento de Vinícius de Moraes, que será amplamente celebrado, desde o Carnaval, objeto de enredo da União da Ilha do Governador e da Unidos da Tijuca, no Rio, e da Unidos do Tucuruvi, em São Paulo; Tem o mais erudito, com o centenário de nascimento de Giuseppe Verdi; Tem o ritmo da floresta com a toada do centenário dos bois garantido e caprichoso, em Parintins (AM); e tem ainda o Rock in Rio, em setembro, que desembarca na Cidade Maravilhosa em sua quinta edição.Mas se o seu estilo for literário o ano novo traz o centenário digno de grandes literatos: Rubem Braga, um dos maiores cronistas brasileiros de todos os tempos, e Campos Salles, que terá celebrado o centenário de sua morte, como o Presidente que ganhou as eleições da época com 420.286 votos contra 38.929 votos do seu principal oponente Lauro Sodré.

A Organização das Nações Unidas (ONU), por sua vez, institui 2013 como o Ano Internacional da Água e da Quinoa, “[...] o único alimento vegetal que tem todos os aminoácidos essenciais, microminerais e vitaminas para a vida, e sem glúten. Um verdadeiro tesouro latinoamericano para todo o mundo [...]”, segundo o diretor da Organização das Nações Unidas para Agricultura e 
Alimentação.vE da LatinoAmérica passamos para a instituição do Ano IberoAmericano para a inclusão de deficientes.

Um ano, portanto, para se encher de esperança, como a cor que a representa: o verde! Afinal, 2013 é o ano do VerdeEsmeralda, segundo a definição anual da Pantone, que vai ditar as tendências para muitos 
setores que buscam inspiração na cor! Inspire-se, também, e Bem-Vindo, com hífen é claro, ao Ano Novo!

Fonte: Portal do Cerimonial

Nenhum comentário:

Postar um comentário