Como um Papa jamais deixa de ser Papa, Josef Ratzinger continuará sendo chamado de Sua Santidade Bento XVI, mas não terá autoridade.
Na terça-feira (26), o Vaticano esclareceu algumas dúvidas que surgiram depois da renúncia de Bento XVI.
Um Papa jamais deixa de ser Papa. A partir dessa premissa sagrada, a Igreja Católica definiu que Josef Ratzinger vai continuar sendo chamado de Sua Santidade Bento XVI. Receberá o título de Papa Emérito. Só não terá mais autoridade, o que será simbolizado pela destruição do anel do Pescador.
Depois da renúncia, Bento XVI vai continuar vestindo a batina branca, mas sem o manto vermelho por cima. Ele também vai aposentar os sapatos vermelhos e deve usar calçados marrons, que ganhou na última visita ao México.
Na terça, ele passou o dia organizando os documentos pessoais que vai levar para sua nova casa. Os papéis oficiais serão arquivados no Vaticano. A Santa Sé também informou que a partir de segunda feira, dia 4 de março, os cardeais vão definir a data do conclave.
No coração do Vaticano, desde terça, a expectativa enchia a Praça de São Pedro - o local da grande despedida do Papa. Apesar do frio, muita gente abriu mão do conforto de uma boa cama e foi ainda de madrugada à praça em busca da melhor posição para participar da última audiência pública de Bento XVI. Os fiéis se despedem de Josef Ratzinger, que nesta quinta-feira (28) deixa o cargo mais importante da Igreja Católica e entra definitivamente para a história.
Gente que veio de longe, muito longe, como freiras bolivianas. “Decidimos virar a noite aqui na praça só para ver o Papa de pertinho pela última vez. Vale a pena, sim. Por tudo o que Bento XVI representa para nós”, afirma a freira.
Demonstrações de fé e carinho testemunhadas por uma imensa lua, que iluminou a Praça de São Pedro durante toda a noite passada.
Fonte: Bom dia Brasil

Nenhum comentário:
Postar um comentário